AdiciPortuguês para criançasonar título (14)

Ler criticamente significa aplicar certos processos, modelos,conhecimentos prévios,  perguntas e teorias que resultam em mais clareza e compreensão do que se lê.

Aprender a ler criticamente exige envolver-se ativamente no que lemos, primeiro desenvolvendo a compreensão clara das idéias do autor, depois questionando e avaliando argumentos e provas fornecidas para apoiar esses argumentos e, ai sim, formar nossas próprias opiniões. Ler dessa maneira requer que desenvolvamos habilidades que não são necessárias para formas mais passivas de receber informações. No entanto, se aprendemos a agir dessa forma diante dos textos que lemos, nos tornaremos indivíduos capazes de analisar opiniões alheias, emitir as nossas próprias e argumentar a favor delas.

Passos na leitura crítica

Localize o assunto e o tema que serão abordados. Lembre-se que ASSUNTO e TEMA são diferentes.

ASSUNTO: é uma forma ampla, genérica de falar sobre algo.

TEMA: aborda uma parte específica do assunto.

Exemplo:

Assunto: Violência.

Tema: Os índices alarmantes da violência nas cidades brasileiras.

Agora, leia com atenção o texto e localize a ideia do autor sobre o TEMa a ser tratado. Depois, localize os argumentos e as estratégias utilizadas para prová-los.

Enquanto você lê, mantenha um diálogo em execução com o autor por meio de anotações, registrando seus pensamentos, idéias e perguntas.

Sublinhe, realce ou circule partes e pontos importantes e escreva comentários nas margens.

Feito isso, examine suas anotações para obter uma idéia geral do texto. Você também pode optar por escrever um resumo para solidificar sua compreensão.

Depois de ter entendido claramente os argumentos do autor e linha de raciocínio, você será capaz de analisá-loa e se posicionar contra ou a favor da ideia defendida lá no início, e assim, desenvolver suas próprias idéias  e defênde-las – quem sabe escrevendo seu próprio texto, enviando uma carta ao autor ou simplesmente se tornando alguém muito mais capaz de enxergar e resolver problemas?

As pessoas capazes de ler e pensar criticamente fazem a diferença na sociedade em que vivem, são melhores empregados e consequentemente melhores patrões!

Vá em frente, logo disponibilizaremos mais artigos sobre esse tema. Enquanto isso, se você precisar de ajuda deixe sua pergunta nos comentários e nós teremos a alegria de responder em breve!

Se esse texto foi válido para você, conte pra gente ok?

Fátima Oliveira

 

Back To Top