Existem conceitos errados sobre o que é ser criativo. Pois bem, saiba criatividade não é exclusividade para algumas pessoas. Você pode desenvolver esse poder que aumentará a sua reputação em todas as áreas da sua vida.

 

De mãos dadas com a inventividade e a liderança, a criatividade funda os conceitos de desenvolvimento. Essa qualidade determina a força e o ímpeto com que um trabalho é feito.

 

Atualmente, o mundo empresarial usa, constantemente, conceitos criativos, para transformar e recriar o ambiente e o trabalho.

Como liberar a sua criatividade?

 

1.Para que serve ser criativo?

 

Isso te dará força criativa real e o ajudará a encontrar seus caminhos. O aspecto que diferencia o ser humano das outras criaturas do planeta é a nossa capacidade de IMAGINAÇÃO, o que nos confere, consequentemente o poder ilimitado de criar.

 

Por meio da imaginação, você traz à sua mente, elementos que não estão presentes nos seus sentidos.

 

Quer tenta?

 

Pense em uma rua, na qual você passa todos os dias. Pensou? Identificou todos os detalhes dela? Visualizou pessoas, árvores, casas residenciais, comércios e edifícios ali existentes?

 

Agora, usando a sua imaginação recrie essa rua: coloque nela tudo o que a tornaria mais bonita, mais alegre e capaz de chamar tanto a atenção que a transforme em uma rua visitada por pessoas de todos os lugares.

 

Gente de todo o mundo sonha em conhecer a rua da sua imaginou? Então descreva a rua da sua imaginação aqui. Queremos conhece-la!

 

 

2.Imaginar, criar e inovar

 

Se você executou a atividade sugerida acima, acabou de provar o gostinho de criar algo novo. Simples assim! A imaginação é a fonte da criatividade e o dom fundamental da consciência humana.

 

A criatividade, porém, vai mais além ela tem o poder de transformar a imaginação em realidade. Primeiro você imagina, depois você concretiza, coloca em prática!

 

Quanta invenção poderosa e que poderia, quem sabe, mudar o mundo não passou de imaginação. Já pensou nisso?

 

Embora a criatividade seja o aporte da inovação, somente através da primeira é que a segunda pode se manifestar e tornar-se tangível.

 

Desse modo, ser criativo envolve fazer alguma coisa. Agir. É assim que surge a inovação.

 

E quando falamos em inovar não significa criar algo para o mundo.  Às vezes é fundamental inovar na vida, nos relacionamentos, no emprego, nos motivos de felicidade, na maneira de falar e expor sentimentos e razões.

 

Criar é inovar – isso junto produz felicidade!

3.Criatividade não é um talento

 

Todos somos capazes de ter boas ideias, mas isso deve ser treinado.

 

As crianças são criativas por natureza, são capazes de pensar soluções extravagantes para problemas da vida real em questão de segundos, sem medo de erros e julgamentos.

 

Se quando crianças temos essa capacidade tão aflorada,  o que acontece com os adultos?

 

Acontece é que, à medida que crescemos, esse potencial de criatividade perde força até desaparecer.

 

E perde porque, geralmente as crianças são reprimidas, ouvem muitos nãos pela vida afora, o que a faz parar de tentar.

 

Porém, isso pode ser reparado isso pode ser evitado. É possível treinar a criatividade a partir de exercícios e da conscientização de que  criatividade não é um talento, mas uma maneira de proceder, e é vital para criar estratégias e se diferenciar no mercado de trabalho, na sala de aula e na vida.

 

 

4.Exercitara criatividade

 

A mente humana tem as incríveis e importantíssimas capacidades para fazer analogias, representações, relações, dar significado, e consequentemente, aprender, reter conhecimento e colocá-lo em prática.  À medida que você conquista essas habilidades e entende que uma coisa pode representar outra, e ainda dar significado a ela, é possível aprender o que quiser e conquistar uma memória admirável

 

Pessoas de sucesso – aquelas que todos apontam como criativas ou inteligentes – são as que conhecem, desenvolvem e usam essas habilidades.

 

A poderosa capacidade de representação que você tem é a responsável por transformar sentimentos em música e poesia, trocar o sofá de lugar para que sua sala pareça ser mais espaçosa, ouvir alguém pronunciar uma palavra e criar a imagem representativa na sua cabeça e até de criar um negócio muito lucrativo.

 

Com certeza você já teve contato com pessoas que sempre encontram uma história interessante para ilustrar o que fala. Percebeu que é possível passar horas ouvindo alguém assim? Fazer isso, é colocar a criatividade em exercício. Criar o hábito de relacionar histórias com situações que as representem. Ser original. Dar valor ao que faz e fala.

 

Quer tentar? Vamos fazer o contrário pensar em uma história e relacionar a ela uma situação:

 

Todos nós já ouvimos a história dos Três porquinhos, não é?

 

Tente pensar nessa história e fazer uma relação com um fato real do cotidiano brasileiro.

 

Saiba que o erro é sempre parte da aprendizagem. Não tenha medo de errar. Aprenda a enfrentar julgamentos e a crescer a partir deles.

 

5. O maior segredo das pessoas criativas

 

 

É completamente possível pensar de forma criativa e original em qualquer atividade, para isso existem alguns segredos:

  • Curiosidade;

  • Observação;

  • Experimentação;

  • Investigação

  • Pensamento crítico;

  • Interpretação de mundo;

  • Leitura – ler é fundamental para conhecer, entender o mundo de outros e agir criativamente sobre o seu próprio mundo.

Fátima Oliveira

Back To Top