Como ajudar a melhorar as habilidades de leitura de uma criança desafiando a memória dela?

 

Você sabia que uma das melhores maneiras de melhorar as habilidades de leitura de uma criança é ajudando-a a desenvolver

habilidades de memória?

 

Uma boa memória visual é fundamental para a leitura eficaz. É a capacidade de olhar para uma palavra e saber imediatamente o que

ela diz.

 

Como ajuda uma criança a melhorar sua memória visual e aprender a ler com muita facilidade.

 

Quando uma criança pergunta como se escreve certa palavra, não a soletre em resposta. Sílabas ditas ou lidas separadas não tem significado. Esse é um dos grandes problemas do sistema educacional brasileiro e um dos motivos do elevado número de analfabetos funcionais no país.

 

Para que a criança aprenda e a palavra seja gravada na memória, escreva-a em um papel deixe que a criança a visualize por alguns minutos, fale sobre a palavra, o que ela significa, mostre objetos que remetam ao significado dela.

 

Não pronuncie o nome das letras. Adultos tem a mania de dizer C de casa, N de navio, o que é insignificante para a criança e não a ajuda a aprender.

 

Após o trabalho de visualização, e contextualização da palavra vire o papel para baixo ou tampe o quadro e peça à criança que a escreva de memória.

 

Não se apegue a detalhes como qualidade da letra, tamanho, erros e acertos. Lembre-se que para existir aprendizagem é necessário e muito proveitoso, que os erros aconteçam.

 

Conforme a criança acerta na escrita da palavra em questão, incentive-a a criar, oralmente, frases curtas que a contenham, escreva uma ou mais frases e deixe que a criança encontre nelas a palavra trabalhada.

 

Por exemplo, se a palavra em questão era MALA crie as frases:

 

  • A MALA está pesada.

  • O porta MALAS do carro é grande.

  • Quero uma MALA bonita.

Deixe que a criança aponte as palavras, sem pressa. Reforce a memória dela, logo que encontrar a palavra, grifando-a ou colorindo.

 

Dessa maneira, crianças tornar-se-ão leitores efetivos e, consequentemente capazes de pensar logicamente, o que hoje em dia é um importante diferencial para enfrentar os desafios da vida.

 

ATENÇÃO: caso você tenha uma criança com dificuldades de aprendizagem entre em contato. Temos diferentes tipos de soluções.

 

Fátima Oliveira

Back To Top