Obviamente, as boas habilidades de leitura e escrita são importantes, não apenas quando seu trabalho envolve ler e escrever, como é o caso de jornalistas e advogados, mas para qualquer pessoa que almeje crescimento e desenvolvimento pessoal.

Chegará a hora de você se deparar com a necessidade de escrever um e-mail, uma mensagem de alegria ou condolências, um boletim informativo, um roteiro de reunião, um relatório, transmitir informações, apresentar um negócio ou produto, dar ordens específicas oralmente e até participar de uma entrevista importante.

Será exatamente nessas oportunidades, que seguramente surgirão, quando ler, falar e escrever bem serão, para você, a oportunidade de poder aumentar ou diminuir as suas chances de uma carreira promissora ou não ser o próximo escolhido para a lista de demissões, pois a forma como você fala, lê e escreve o diferencia dos demais e propicia infinitas possibilidades.

 

1) Ler, falar e escrever bem lhe dará credibilidade.

As pessoas com boas habilidades de leitura e escrita, geralmente são vistas e mais requisitadas pelas empresas. Basta pensar na importância de se interpretar a mensagem em um e-mail, a fala de um cliente ou estar sempre preparado para dar uma entrevista.

 

2) Ler, falar e escrever bem fará com que você seja visto como inteligente.

Os que falam melhor ou escrevem os melhores textos tendem a obter notas mais altas, passar nos melhores vestibulares ou concursos e, consequentemente obter os melhores empregos, além de serem percebidos como mais competentes e mais inteligentes por todos os que com eles convivem.

 

3) Ler, falar e escrever bem economiza tempo e dinheiro.

Ao não desperdiçar o tempo de pesquisa, escrever e apagar por não estar seguro do que deve escrever, na reedição de um texto ou um discurso incompreendido, você terá mais tempo para se dedicar a outras responsabilidades da empresa ou para o seu descanso e lazer. Uma vez que o tempo é dinheiro, isso aumenta as economias.

 

4) Ler, falar e escrever bem lhe conferem confiabilidade.

A verdade é que as habilidades de ler, falar e escrever desempenham uma parte maior na sua vida profissional do que você pode perceber. Elas podem ajudá-lo a desfrutar reconhecimento em áreas fundamentais e indispensáveis para o crescimento na sua carreira, como merecer a confiança dos seus superiores para desenvolver atividades importantes para todo o grupo.

 

5) Ler, falar e escrever bem aumenta a produtividade.

A boa comunicação entre funcionários e gestores aumenta consideravelmente a produtividade. Em vez de perder tempo em concertar as confusões causadas por erros de comunicação o trabalho segue em frente. Além disso, ordens claras produzem ações claras e eficientes, além de resultado rápido e a satisfação de todos os envolvidos.

Fica evidente, portanto que compreender os benefícios de ler, falar e escrever bem, ajuda pessoas e empresas a concentrarem-se no desenvolvimento de uma força de trabalho capaz de fazer a diferença na empresa e fora dela.

Por Fátima Oliveira

Back To Top