Sentir-se bloqueado é destruidor, mas calma: existe solução!

 

Quando foi a última vez que você olhou para uma tela em branco, dedos no teclado – dispostos a digitar, mas eles simplesmente não se moveram? Comigo aconteceu diversas vezes, até que as palavras começaram a se derramar e pular do teclado para o papel. Sim, acontece com todos nós. É normal sentir-se preso, estagnado, bloqueado. As ideias simplesmente desaparecem, e quase sempre naquele momento importantes, quando você mais precisava delas! Calma existem maneiras formidáveis para acender essa lâmpada!

 

Embora a criatividade seja principalmente uma função normal do nosso cérebro, verifica-se a existência pensadores esquerdos que descobrem a ciência por trás da criatividade.

 

Pronto para aprender como desbloquear sua criatividade??

 

Pensamento consciente versus inconsciente

Estudos recentes, determinaram que não só as pessoas podem gerar ideias durante o pensamento consciente, mas também subconscientemente. Durante esses estudos, os cientistas pediram a dois grupos de participantes que prestassem o máximo de atenção possível ao uso de um clipe de papel. No grupo A os participantes pensaram nisso sem distrações. No grupo B tiveram que completar outra tarefa: contar quantos clipes já tinham sido usados nas tarefas anteriores enquanto cumpriam a simples tarefa de prender documentos com um clipe.

 

Ao terminar as atividades, cada participante teve tempo de escrever o maior número possível de novas ideias para uso de um clipe. Ambos os grupos conseguiram escrever os usos encontrados.  O grupo A obteve bons resultados ao apresentar novas ideias, porém o grupo B obteve mais novas ideias. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pessoas que se apercebem do inconsciente são mais criativas e capazes de obter novas ideias, pois o cérebro humano é multitarefa.

 

A ciência já fez isso mais vezes e o fato aqui é: se o pensamento inconsciente pode conduzir a mais criatividade, então precisamos aprender a usá-lo. Mas como?

 

9 maneiras de estimular o pensamento inconsciente e a criatividade

 

1.Ducha

 

 

Você já ouviu alguém falar que consegue sempre as melhores ideias no chuveiro? Eu faço. De acordo com estudiosos, a simples mudança de cenário e distração de um chuveiro pode estimular o pensamento inconsciente.

 

2. Mude o caminho

 

 

Usando o mesmo princípio que o banho, novos caminhos – para o trabalho, casa, academia, escola – são excelentes para estimular o pensamento inconsciente. A mudança de cenários pode ser o estimulante perfeito.

 

3. Dê uma volta

 

 

Se o pensamento travou e você não consegue produzir o que precisa saia do lugar onde está tentando concluir a atividade, dê uma volta, fale com alguém. Tome um café.

 

4. Leia livros de ficção literária

 

 

A leitura de boa literatura estimula sua imaginação. E por causa do cérebro multitarefa, você pode resolver problemas e ao mesmo tempo viver grandes aventuras e emoções na leitura de um livro. Temos a mania de achar que livros técnicos nos ajudam a ser mais criativos e inteligentes, mas a literatura tem um poder inigualável. Tanto que grandes empresas já usam esse requisito como diferencial entre participantes de processos seletivos para ocupação de vagas. Não tenha medo de deixar seus livros técnicos ou de auto ajuda e vagar pela leitura de belos romances. É aí que a magia acontece! Ah!  Use seu fone de ouvido e ouça seu livro favorito em áudio enquanto caminha. É uma dupla estimulação.

 

5. Ouça música

 

 

A música de fundo – como uma trilha sonora – é perfeita para estimular o pensamento inconsciente e a criatividade. Já parou para pensar, que você, ainda que todas as palavras o suficiente para cantar sem pensar. Algumas pessoas gostam de instrumental – como a pontuação de um filme. Experimente um pouco e ache o que funciona para você.

 

6.Faça atividades físicas

 

A endorfinas que você produz a partir do exercício físico aumentam seu humor e criatividade.

 

7. Visualização

 

 

Uma maneira de acessar a imaginação é criar imagens mentais ou histórias. Pesquisas comprovam que a visualização não só promove a criatividade, mas também o relaxamento, o alívio da dor e o sono mais tranquilo.

 

10. Meditação

 

 

Nunca falha. Sempre que você tentar pensar sobre nada, acabará pensando em algo ainda não percebido. O fato de, conscientemente,  tentar limpar seus pensamentos e concentrar-se no momento é o suficiente para ativar o seu inconsciente e conceber ideias criativas.

9. Escreva listas

 

 

Ao se concentrar em um tópico específico para gerar ideias, você deixa seu inconsciente aberto para pensar tangencialmente e provocar alguns dos momentos mais incríveis do processo de criação.

Temos um curso, especialmente desenvolvido para você, para a estimulação de pensamento inconsciente e da criatividade. Seriamente inspirador e capaz de empoeirar sua mente e sua capacidade de obter ideias completamente inovadoras.

 

São 10 dias para cumprir atividades destinadas a fazer você pensar certo para melhorar sua vida, seus relacionamentos, seu negócio.  À medida que seu cérebro se concentra no tópico em questão, sua mente inconsciente está aa toda a velocidade, sendo bombeada para o grande avanço. Você topa esse desafio?

 

Ligue para: (34) 9 9149 2401 para se informar sobre a existência de vagas e horários. São 2 encontros por semana com duração de 2 horas cada.

 

Aguardamos sua ligação!

 

Um abraço!

 

Eu sou Fátima Oliveira, muito prazer!

 

Mestre em educação. Especialista em literatura, retórica, argumentação e PNL. Graduada em Letras, Pedagogia e Normal superior. Professora de redação em cursinhos pré vestibulares em cidades como São Paulo e Rio de janeiro. Fundadora e idealizadora da Escola Palavra Perfeita. Ministra treinamentos em empresas como Vale card, Bradesco, Unimed, Grupo Zaffari e outros.
Back To Top