Ler em voz alta e compartilhar histórias com seu filho é uma ótima maneira de passar o tempo juntos. Ler e contar histórias também ajuda a promover a linguagem, a alfabetização e o desenvolvimento do cérebro.

 

Por que ler para bebês e crianças pequenas é importante?

 

Compartilhar histórias, conversar e cantar todos os dias, ajuda no desenvolvimento do seu filho de muitas maneiras.

 

Porque ler e compartilhar histórias com crianças e bebes?

 

  •         Ajuda-o a se familiarizar com sons, palavras, linguagem e o valor dos livros;
  •         Desperta a imaginação, estimula a curiosidade e ajuda no desenvolvimento intelectual;
  •          Ensina-lhe, na prática, a diferença entre o real e o imaginário;
  •        Ajuda-o a entender mudanças e novos eventos, a lidar com as emoções e diferenças;
  •          Desenvolve habilidades de alfabetização precoce, como as capacidades de atenção, concentração, audição e compreensão das palavras;

 

Atenção!

 

Compartilhar histórias com seu filho não significa que você deva ler.

 

Apenas olhando livros com seu filho, você pode ser um excelente contador de histórias e um bom modelo para usar o idioma e os livros. Seu filho aprenderá observando você segurar um livro do jeito certo e ver como você se move através do livro gentilmente girando as páginas.

 

Ler histórias com crianças também tem benefícios para os adultos. Além disso, o tempo especial que você passa a ler com ele(a), promove aproximação, carinho e confiança. Isso é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação da sua criança.

 

 

Fátima Oliveira       Mestre em Educação, especialista em alfabetização, arte educação, leitura e escrita, cotação de histórias, psicopedagoga, com ampla experiência nessas áreas. Apaixonada, desde criança, pela arte de ler e escrever, Fátima Oliveira compartilha as melhores práticas para ajudar pais, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, bibliotecários, homeshools e demais interessados, a lidar de forma fácil e criativa, com as dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes.         

 

Contato: (34) 9 9149 2401

Back To Top